A JSD Distrital de Lisboa tem vindo a dar consequência ao trabalho político de debate, reflexão, discussão com personalidades e organizações, iniciativas específicas nas áreas de trabalho da Distrital. A consequência são propostas concretas a serem aplicadas no futuro, para benefício da nossa sociedade.

Neste sentido, dos meses temáticos da Educação e do Emprego, a JSD Distrital de Lisboa organizou e apresentou dois documentos com o nosso pensamento e com as bandeiras que defendemos em cada área. 

Para a Educação, a JSD Distrital de Lisboa apresentou, em Maio de 2017, o documento Estratégias para uma Educação de Excelência, num trabalho coordenado pelos três gabinetes educativos da Comissão Política Distrital: Educação, Ensino Básico e Secundário e Ensino Superior (coordenações de Pedro Elias Garcia, Francisco Dias Martins e do Vice-Presidente Vasco Teles Touguinha, respetivamente). Como a JSD Distrital de Lisboa pretende que as medidas tenham aplicabilidade, apresentámos este caderno de encargos à coordenadora dos deputados da área de Educação na Assembleia de Educação, a deputada Nilza de Sena, numa reunião onde também marcou presença a Secretária-Geral da JSD e deputada, Margarida Balseiro Lopes.

Ler o documento Estratégias para uma Educação de Excelência aqui.

No que diz respeito ao Emprego, das reuniões que tivemos com 10 organizações de relevo na sociedade sobre temas relacionados com a competitividade e empregabilidade na nossa economia, a JSD Distrital de Lisboa concluiu que as propostas que iriam ser o resultado político desse mês, abordariam aquele que é o tema que justifica a ausência de mais oportunidades para os mais jovens no que diz respeito ao Emprego: os baixos índices de competitividade de Portugal, nomeadamente no contexto do mundo desenvolvido, onde queremos figurar. Deste modo, a JSD Distrital de Lisboa apresentou, em Novembro de 2017 no V Conselho Distrital de Lisboa, o documento Competitividade: Por um Portugal com Futuro, num trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Economia e Finanças (coordenado por Afonso Carrêlo). Brevemente, iremos apresentar este documento na Assembleia da República.

Ler o documento Competitividade: Por um Portugal com Futuro aqui.

Após leres os documentos, deixa-nos a tua opinião através do nosso formulário de Sugestões.