A JSD é conhecida por ser o motor das campanhas autárquicas desde 1976, é como diria o famoso ditado popular “quem faz a festa e apanha as canas!”. Somos quem ao longo dos anos anima as campanhas, agitando bandeiras, emprestando a voz nas arruadas, ajudando na logística dos eventos e no contacto nas ruas com cada eleitor. 

Contudo somos mais que isso, somos quem todos os dias trabalha nos seus concelhos, nas suas freguesias e nas suas ruas, onde ouvimos e todos os dias tentamos arranjar soluções para os problemas que vão surgindo. É este trabalho autárquico da JSD que importa também focar e valorizar, o trabalho de ouvir, pensar e solucionar as nossas autarquias. 

Sabendo a existência nefasta do abstencionismo jovem, é fundamental que a JSD faça um trabalho de aproximação a comunidade. Onde o trabalho de ouvir, pensar e solucionar, é talvez o mais forte motor para conseguirmos uma maior participação dos jovens. 

Temos assim a missão de envolver o máximo de pessoas possível nos nossos projetos, nas nossas propostas, nas nossas moções. Para que nos nossos concelhos, nas nossas freguesias e nas nossas ruas, possamos dizer sem hesitar que a JSD apresentou soluções para melhorar ou minorar os problemas encontrados, sejam estes em que áreas forem, pois não cabe a JSD pensar apenas a juventude e educação. Hoje pensar a juventude, é pensar em políticas de emprego, habitação, mobilidade e cultura.

A JSD Oeiras tem vindo a tentar trilhar este caminho. Começamos ainda no anterior mandato a ouvir os munícipes, as empresas, as associações, percebendo o que estava por fazer. Passando a pensar em soluções, apresentando projetos como o “PENSAR OEIRAS”, e com este levando propostas aos vários órgãos autárquicos, conseguindo a sua aprovação e continuando o acompanhamento das medidas tomadas pelos executivos. 

Com o aproximar do ano de eleições autárquicas, a JSD Oeiras considera que é fundamental dar a todos os militantes a oportunidade para se prepararem o melhor possível para desempenhar um papel ativo e interventivo junto do poder local. Foi por este motivo que em Novembro fizemos uma “Formação Autárquica”, com o objetivo de dotar os jovens de conhecimentos práticos sobre o funcionamento dos órgãos de poder local.  

Porém sentimos que a JSD Oeiras também tem o dever de pensar num projeto político local, surgindo assim a apresentação de um conjunto de propostas para abraçar o futuro autárquico de Oeiras, o “PENSAR LOCAL 2017”. Surge assim mais de quatro dezenas de propostas, para abraçar os próximos quatro anos de poder local em Oeiras. Nas mais variadas áreas, desde o ambiente e mobilidade à cultura; do turismo a acção social; do ensino ao empreendedorismo. Desenvolvendo um contributo robusto sobre a visão da JSD Oeiras para as políticas locais no próximo programa eleitoral. Com o objetivo de ajudar, e ser o motor de arranque do PSD na conquista da vitória nas próximas eleições autárquicas.

É por isso que para nós, as autárquicas não são uma obrigação são uma missão, a missão de fazer mais e melhor, de conseguir envolver uma comunidade inteira em torno de projetos vencedores, onde as pessoas estão no centro da nossa ação e decisão.

Susana Isabel Duarte, Presidente da Comissão Política da JSD Oeiras