Mensagem do Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Alexandre Poço, no 5º Relatório de Atividades do mandato 2018-2020:


Caro/a Conselheiro/a Distrital de Lisboa,

A nossa 5ª reunião acontece num contexto pós-eleições legislativas, sendo que é importante fazer um balanço das eleições, para que as reflexões de hoje nos ajudem em atos eleitorais futuros.

Nesta eleição, podemos destacar alguns pontos:

  1. O PSD perdeu as eleições, não conseguindo efetuar a tão urgente mudança no rumo do país, após 4 anos de governo do PS com o apoio da extrema-esquerda. 
  2. É claro que não fomos capazes de convencer a maioria dos nossos concidadãos, de forma a construir um governo PSD, pelo que o partido deverá efetuar uma reflexão sobre as causas deste insucesso, nomeadamente a erosão eleitoral em algumas zonas do país. 
  3. É tempo do PSD olhar para o futuro com um novo grande objetivo que seja percecionado pelo eleitorado, sendo coerente com o seu passado, com o nosso programa e visão, adaptando a mensagem aos novos desafios, e resolvendo alguns dilemas estéreis que persistem face à ultima governação PSD. 
  4. No distrito de Lisboa, o PSD perdeu as eleições em todos os concelhos, registando uma subida face às Europeias 2019, não suficiente para aumentar o número de mandatos parlamentares face às últimas eleições legislativas, traduzindo-se em menos 1 mandato que há 4 anos. Nestas eleições, o PSD elegeu 12 deputados pelo Círculo Eleitoral de Lisboa. 
  5. Em face do resultado no Distrito, e como temos defendido na JSD Distrital de Lisboa, começa a ser urgente para o PSD adotar uma postura e posicionamentos diferentes – uma visão metropolitana moderna, fresca e atual – na forma como abordamos os centros urbanos, às Áreas Metropolitanas e em particular, a Área Metropolitana de Lisboa.

Tendo tido a oportunidade de ser eleito Deputado à Assembleia da República, quero dar o meu sincero e profundo agradecimento a todos os dirigentes distritais, concelhios, militantes, simpatizantes e amigos da JSD do Distrito de Lisboa que, ao longo dos últimos 3 anos, contribuíram para a eleição com o seu esforço, trabalho, dinamismo, inteligência e compromisso. A todos, Muito Obrigado!

Com alegria e responsabilidade nesta nova fase, lutarei pelo futuro e pela felicidade das novas gerações, adotando uma postura de trabalho e dedicação. Como até aqui, darei o meu melhor contributo para um país mais livre, com mais igualdade de oportunidades e onde cada um possa ser feliz com o projeto de vida que escolher. 

Do período pré-eleitoral, destacava ainda o extraordinário contributo de todos os militantes e dirigentes da JSD que participaram na campanha eleitoral durantes os meses de Agosto, Setembro e Outubro no Distrito de Lisboa. Em particular, uma palavra muito especial de agradecimento ao nosso diretor de campanha para as Legislativas 2019, o Vice-Presidente da Distrital de Lisboa, Vasco Teles Touguinha. 

No âmbito dos compromissos pré-eleitoral, foi com grande alegria que o programa eleitoral do PSD consagrou 3 propostas da JSD Distrital de Lisboa no âmbito da Habitação Jovem (num total de 5 apresentadas): reformulação e reforço do programa Porta 65; isenção de IMT na aquisição de primeira habitação permanente para jovens e regulação do alojamento local através de um sistema de quotas. 

Por fim, é tempo de afirmar as nossas ideias em todos os fóruns, nomeadamente na Assembleia da República, e de retomar a agenda intensa de atividades da JSD Distrital de Lisboa. Vamos a isto. Estamos Juntos!

Alexandre Poço

Presidente da JSD Distrital de Lisboa

Consulta o 5º Relatório de Atividades – Julho a Outubro de 2019 aqui.