Mensagem do Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Alexandre Poço, no 6º Relatório de Atividades do mandato 2018-2020:

Caro/a Conselheiro/a Distrital de Lisboa,

Nos últimos meses, desde o anterior Conselho Distrital, a Distrital de Lisboa da JSD esteve a concretizar e a finalizar algumas das prioridades estabelecidas para o mandato, nomeadamente:

  1. A conclusão do documento político sobre Mobilidade, no qual apresentamos um conjunto de propostas, desde a gestão integrada, à requalificação da ferrovia, a reformulação de eixos rodoviários, a expansão do Metropolitano de Lisboa, o reforço dos planos de mobilidade ciclável, a requalificação do espaço público, abordando também temas novos como os veículos autónomos. Este é documento que nos deve encher a todos de orgulho pela profundidade da análise e pelas propostas apresentadas.
  2. A finalização do documento da Segurança Social, com uma noção clara da necessidade urgente da reforma do sistema de pensões, defendendo a promoção de um sistema previdencial misto, que promova um modelo de financiamento mais diversificado, garantindo a sustentabilidade futura do sistema, iniciando-se a reforma pelas novas gerações que entram no mercado de trabalho.
  3. A renovação da parceria BORA com a Comunidade Vida e Paz. Esta parceria, iniciada em Fevereiro de 2018, tem-se concretizado através da recolha contínua de bens na sede distrital da JSD e entrega à Comunidade Vida e Paz, visando apoiar a sua missão junto das pessoas em situação de sem abrigo. Os moldes de funcionamento da parceria continuarão os mesmo: recolha contínua na sede, entregas regulares à Comunidade por parte da JSD Distrital de Lisboa.
  4. Depois do sucesso da 1ª e da 2ª edição, a JSD Distrital de Lisboa lançou o 3º Concurso Robert Schuman, com um desafio aos jovens sobre os desafios que o mundo enfrenta perante a crescente industrialização e emergência da inteligência artificial, procurando refletir nas vantagens e potencialidades de soluções para a consolidação da 4ª Revolução Industrial na sociedade de hoje e de amanhã. O Concurso Robert Schuman da JSD Distrital de Lisboa terá como prémio a visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.
  5. No nosso primeiro mandato (2016-18), a JSD Distrital de Lisboa lançou o “Caderno Autárquico 2017 – 2021: Dedicação e Liderança nas Causas”, um documento que pretendeu apresentar as principais causas pelas quais a JSD se deve bater nos órgãos autárquicos do Distrito de Lisboa. Nesse documento, resultado de reuniões com as 10 concelhias da JSD do Distrito, destacámos o papel da JSD em 5 eixos: Educação, Emprego, Habitação, Cidadania e Smart Cities. Neste trimestre, a JSD Distrital de Lisboa lançou o Guia Polis XXI, um manual autárquico para servir os nossos autarcas da JSD em todo o distrito. Este documento será, sem dúvida, um instrumento útil para todos os que desempenham ou possam vir a desempenhar no futuro a função de ser autarca JSD. Neste trimestre, realizámos também uma formação autárquica para a Rede Polis XXI, “Orçamento e Finanças de uma Autarquia”, com o Presidente de Junta de Freguesia de Lousa, Nelson Batista. Continuamos assim a dar ferramentas aos autarcas da JSD no distrito de Lisboa.
  6. Prosseguimos as visitas e reuniões, também conjugadas com a minha atividade parlamentar, através do projeto Humaniza-Te: Laços Eternos, Refood Parque das Nações, Casa das Associações, Associação de Surdos do Concelho de Sintra, Faz por Ti, Just a Change e a Aldeia de Crianças SOS de Bicesse. Ao todo, mais 7 projetos da sociedade civil que ficámos a conhecer, conseguindo assim obter conhecimento de questões importantes que serão por nós tratadas politicamente. 

Por fim, assinalámos o 25 de Novembro de 1975 com um concurso no nosso Instagram que premiou os vencedores com uma visita à Assembleia da República; por ocasião do 4 de Dezembro, evocámos Francisco Sá Carneiro com um conjunto de intervenções sobre as novas gerações que reforçam a atualidade e a pertinência do pensamento e da ação do Fundador do PSD. 

Todo este trabalho da Distrital de Lisboa da JSD é apenas possível porque temos uma equipa grande, com dezenas de pessoas, que pensam política e entendem a política como uma das atividades mais nobres da nossa sociedade. É um orgulho liderar este projeto!

Gostaria de aproveitar esta ocasião para cumprimentar e felicitar o Presidente reeleito do PSD, Dr. Rui Rio, pela recente vitória nas eleições diretas do PSD, realizadas no passado dia 18 de Janeiro. Desejo ao Dr. Rui Rio as maiores felicidades neste momento, para juntos apresentarmos uma alternativa de desenvolvimento e esperança ao País e aos portugueses. Cá estarei e cá estaremos para ajudar o PSD e o Presidente do partido nesse combate.

Alexandre Poço

Presidente da JSD Distrital de Lisboa

Consulta o 6º Relatório de Atividades – Novembro de 2019 a Janeiro de 2020 aqui.