No passado sábado, 23 de março, a JSD Distrital de Lisboa realizou o fórum de discussão “Ensino Superior em Ideias”, para comemorar o Dia Nacional do Estudante (24 de março) e debater ideias e propostas para o Ensino Superior.

A iniciativa começou com uma intervenção de Alexandre Homem Cristo, ex-membro do Conselho Nacional de Educação e colunista no Observador, que expôs as principais prioridades para o Futuro do Ensino em Portugal. Através do documento produzido pela JSD Distrital de Lisboa, em 2017, “Estratégias para uma Educação de Excelência”, Alexandre Homem de Cristo esteve a debater as nossas propostas, dando contributos para a discussão e melhoria das mesmas.

A seguir, contámos com a presença do Vice-Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social Democrata, Prof. David Justino, que fez uma análise global ao estado do ensino em Portugal e o papel que o Ensino Superior deve ter no futuro do nosso país.

Para terminar o fórum de discussão, foram apresentadas propostas das concelhias de Oeiras, Lisboa e Odivelas, que deram origem a uma discussão participada, nomeadamente sobre o acesso ao Ensino Superior e ao modelo de financiamento do sistema.

A JSD Distrital de Lisboa organizará brevemente nova reunião para continuar o debate em torno destas propostas, que enriquecerão o legado de bandeiras e causas que defendemos e continuaremos a defender para um Ensino Superior de Excelência e Qualidade.