Depois do sucesso da edição original realizada em 2017, a JSD Distrital de Lisboa lança hoje o 2º Concurso Robert Schuman, com um desafio aos jovens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – o Nosso Mundo em 2030, em que se pretende que através de um artigo escrito ou um vídeo, escolham 1 dos 17 objetivos, análise do cumprimento/contributo da União Europeia para esse mesmo ODS e apresentem propostas para cumprir as metas até 2030.

Em 2015, a ONU criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contando com a aprovação de 193 países. Até 2030, ou seja, com um prazo de 15 anos, os  Estados-membros aderentes deverão prosseguir 17 objetivos. Embora os ODS sejam de iniciativa de um fórum global que transcende a União Europeia e os seus Estados-membros, é também dever da União Europeia incentivar a prossecução destes 17 objetivos nas suas políticas, tanto a nível internacional como nacional, de forma a que em 2030 o relatório que seja apresentado demonstre que a agenda em comum obteve resultados amplamente positivos.

Reconhecendo a importância dos ODS no contexto europeu, a JSD Distrital de Lisboa escolheu este como o tema da 2ª edição do Concurso Robert Schuman. O documento ou o vídeo será avaliado por júri composto pelo eurodeputado Carlos Zorrinho (S&D), o eurodeputado Carlos Coelho (PPE) e o Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Alexandre Poço. 

O Concurso Robert Schuman da JSD Distrital de Lisboa terá como prémio a visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, de dia 2 de Dezembro a 4 de Dezembro, com o patrocínio do Deputado Carlos Coelho. Os prémios serão distribuídos pela seguinte forma em termos de classificação:

Os 4 participantes que obtenham estas classificações serão premiados com a visita ao Parlamento Europeu.

Os concorrentes deverão enviar os trabalhos (documento escrito ou vídeo) até às 23h59 do dia 11 de Novembro de 2018 para o e-mail jsddis[email protected]

Calendário do Concurso

17 de outubro – Abertura do concurso “ODS – O nosso mundo em 2030”

11 de novembro – Término do concurso

20 de novembro – Divulgação dos trabalhos vencedores

2 a 4 de dezembro – Visita dos vencedores ao Parlamento Europeu (Bruxelas)

Lê o regulamento do concurso aqui: ODS – O nosso mundo em 2030