Depois do sucesso da 1ª e da 2ª edição, a JSD Distrital de Lisboa lança hoje o 3º Concurso Robert Schuman, com um desafio aos jovens sobre os desafios que o mundo enfrenta perante a crescente industrialização e emergência da inteligência artificial, procurando refletir nas vantagens e potencialidades de soluções para a consolidação da 4ª Revolução Industrial na sociedade de hoje e de amanhã. 

Pretende-se que os participantes efetuem um enquadramento teórico e crítico do problema identificado com propostas de políticas europeias para potenciar a 4ª Revolução Industrial, seja numa área em específico da sociedade, seja numa visão global (à escolha de cada participante).

Reconhecendo a importância deste tema no contexto europeu, a JSD Distrital de Lisboa escolheu a Revolução Industrial 4.0 como o tema da 3ª edição do Concurso Robert Schuman. O documento ou o vídeo será avaliado por júri composto pelo Eurodeputado Carlos Zorrinho (S&D), a Eurodeputada Lídia Pereira (PPE) e o Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Alexandre Poço

O Concurso Robert Schuman da JSD Distrital de Lisboa terá como prémio a visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, a ocorrer na 2ª quinzena de Fevereiro de 2020, com o patrocínio da Eurodeputada Lídia Pereira. 

Os prémios serão distribuídos pela seguinte forma em termos de classificação:

Os 3 participantes que obtenham estas classificações serão premiados com a visita ao Parlamento Europeu. Os concorrentes deverão enviar os trabalhos (documento escrito ou vídeo) até às 23h59 do dia 28 de Janeiro de 2020 para o e-mail [email protected]

Calendário do Concurso:


Lê o regulamento do concurso aqui: Revolução Industrial 4.0