A JSD Distrital de Lisboa deu seguimento ao Projecto “Humaniza-te” no dia de 15 de Março de 2019. Nesta terceira visita reunimos com a Amovalflor- Associação de Moradores do Vale do Forno.

Com o “Humaniza-te” – ciclo de visitas institucionais a organizações de impacto social na nossa comunidade – a Distrital de Lisboa da JSD pretende garantir que quando pensa política, a pensa para as pessoas, com as pessoas. Se a participação cívica é um dever de todos os cidadãos, é também um dever de todos os políticos, sendo um dever dos mesmos, o estabelecimento de laços estreitos com as entidades que, diariamente, contribuem para uma sociedade mais coesa e solidária nas suas comunidades. 

A Amovalflor, situada no concelho de Odivelas, conjuga nas suas instalações um jardim de infância e um centro de dia para idosos, realizando um extenso trabalho numa área tão importante como é a intergeracionalidade. Num país marcadamente envelhecido (21,1% da população com mais de 65 anos, segundo relatório das Nações Unidas, em 2050, 40% da população portuguesa terá mais de 60 anos), além da necessidade de promover políticas públicas de promoção da natalidade, a  JSD Distrital de Lisboa considera um imperativo moral, não só a capacitação dos nossos juniores, como também o olhar atento pelos nossos seniores, dando-lhes um fim de vida tão digna como o início. 

Acreditamos que cruzando gerações, todos ficamos a ganhar, novos e velhos, a sociedade no geral. A Amovalflor é por isso um exemplo, tendo proporcionado uma excelente visita.

A JSD Distrital de Lisboa continua comprometida na promoção da inclusão de todos e da igualdade para todos, independentemente da sua idade, origem ou credo – focados no respeito pela individualidade, colocando o Homem no centro da acção política, a Distrital de Lisboa continuará a pensar a Cidadania.