A JSD Distrital de Lisboa realizou no passado dia 9 de Abril a 4ª visita/reunião do projeto “Humaniza-te”, com uma das instituições de referência na área social em Portugal. A Cáritas Portuguesa é uma organização oficial da Igreja Católica em Portugal para a caridade social, instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa.

Constituída por inúmeros grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e junto das comunidades, a rede Cáritas é, em Portugal, o conjunto de vinte Cáritas Diocesanas, unidas na Cáritas Portuguesa. 

Para a JSD Distrital de Lisboa, o trabalho em rede é um dos grandes desígnios por cumprir na área social em Portugal, sendo uma característica desta instituição, conferindo-lhe uma capacidade de abrangência de atuação modelar. Procurando na colaboração inter-profissional e multidisciplinar uma vantagem, a Cáritas tem no seu largo corpo de voluntários uma capacidade de articulação nas suas ações, imprimindo capacidade de resposta a um amplo conjunto de respostas sociais tão necessárias.

A JSD Distrital de Lisbo agradece ao Presidente da Cáritas Portuguesa, o Professor Eugénio José da Cruz Fonseca a sua disponibilidade e o testemunho que muito nos enriqueceu, tendo sido uma visita muito importante para este nosso ciclo de visitas institucionais a instituições que fazem a diferença no dia-a-dia dos portugueses.