No âmbito do projeto “Humaniza-te”, a JSD Distrital de Lisboa efetuou, no passado dia 2 de dezembro de 2019, a sua 10ª visita/reunião, desta feita à Just a Change. 

Esta instituição tem como desígnio o combate à pobreza habitacional, através da reabilitação de casas e instituições, conferindo-lhes a dignidade que merecem. Para tal contam com a colaboração de centenas de voluntários (mais de 4500 desde a sua criação em 2010) e a parceria com diversas empresas, instituições e autarquias (Câmaras e Juntas de Freguesia). No total, a Just a Change já fez 219 intervenções em 14 municípios nacionais, perfazendo um total de 2649 beneficiários. 

Sendo a habitação uma das bandeiras da JSD Distrital de Lisboa, e tendo o nosso foco no problema habitacional, nomeadamente no que concerne à habitação jovem, serviu esta reunião como um alerta para o especto da pobreza habitacional (500 mil portugueses vivem nesta condição), sendo muitas vezes esta pobreza habitacional uma verdade escondida/”envergonhada”. 

Cremos que o trabalho da Just a Change pode ter um excelente contributo nesta matéria, fazendo a ponte com mecanismos já existentes a nível estatal, na necessária sinalização, mobilização, reabilitação e acompanhamento.