No passado dia 28 de Outubro, a JSD Distrital de Lisboa realizou a 5ª visita/reunião do Projecto “Humaniza-te” com a Laços Eternos – Associação de Apoio a Pais em Luto

A “Laços Eternos” é uma associação sem fins lucrativos, que visa apoiar os pais e irmãos em situação de luto. O acompanhamento é feito, maioritariamente sob a forma de grupos de entreajuda, atualmente com cerca de 150 pais em dez cidades nacionais, e com recurso a apoio psicológico individual em casos específicos. 

Esta reunião permitiu-nos abordar a necessidade da existência de educação emocional transmitida desde a escola para o fortalecimento da coesão societária, assim como, deixar-nos alerta para a necessidade do reforço do investimento e apoio na área da saúde mental. Os dados mais recentes do suicídio juvenil são muito preocupantes e são associações como a “Laços Eternos” que, em parceria com o poder de proximidade (Câmaras, Juntas de Freguesia; SCML, etc.), podem ser fundamentais no combate a este flagelo. 

Agradecendo ao Dr. Carlos Céu e Silva e Ana Sobrinho a disponibilidade e testemunho prestados, a JSD Distrital de Lisboa deu seguimento ao projecto “Humaniza-te”, visando a importância da empatia, da coesão e do não deixar ninguém para trás que reflecte a visão humanista e personalista que procuramos imprimir no nosso trabalho. 

Esta reunião assinalou também a 1ª reunião/visita do Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Alexandre Poço, enquanto Deputado à Assembleia da República.