Educação

A Educação é o primeiro pilar da vida de um jovem. É a estrutura fundacional de todos nós, elemento decisivo a médio/longo prazo nos caminhos que cada um traça na sua vida. As centenas de milhares de jovens no sistema educativo exigem que os agentes políticos pensem em como melhorar a qualidade das escolas e faculdades do distrito.

Na Distrital de Lisboa da JSD, iniciámos este percurso a debater, refletir, visitar e reunir com agentes educativos no sentido de avançar com propostas para uma Educação focada na aprendizagem, na qualidade do saber, na cultura do conhecimento e do rigor, dando força igualmente à liberdade, autonomia e criatividade que o sistema educativo necessita. 

Mês da Educação da JSD Distrital de Lisboa

Entre 15 de Setembro e 15 de Outubro de 2016, organizámos Mês da Educação, onde as três coordenações da Distrital para os assuntos educativos fizeram um  trabalho dinâmico para sinalizar a importância dos estudos, da aprendizagem e da escola na conquista da independência de cada jovem.

Reunimos com associações estudantis, com representantes do sector profissional educativo, com organizações voluntárias que desenvolvem civicamente jovens, com diretores de escolas e com os NESD do nosso distrito. Apresentámos uma proposta que visa promover mais associativismo nas Escolas Básicas e Secundárias, desonerando as AE dos custos de registo. 

Procurámos também discutir temas relevantes para a Educação com convidados de honra em 3 conferências distintas: Prof. David Justino, Prof. André Azevedo Alves, as deputadas à Assembleia da República, Nilza de Sena e Margarida Balseiro Lopes. E na última semana do Mês da Educação, estivemos com as 10 concelhias do distrito numa Volta às Escolas do Ensino Básico e Secundário a contactar com estudantes de 10 escolas do Distrito. 

Para visualizar todas as iniciativas, eventos e tomadas de posição efetuadas pela JSD Distrital de Lisboa no Mês da Educação, consulta as páginas 11 a 16 do I Relatório de Atividades.

Mês da Educação da JSD Distrital de Lisboa

Como consequência do debate efetuado ao longo de vários meses das iniciativas do Mês da Educação, a JSD Distrital de Lisboa apresentou, em Maio de 2017, o documento Estratégias para uma Educação de Excelência, no qual se defendem medidas e propostas políticas para os vários ciclos de estudo do sistema educativo português.

A partir de uma caracterização quantitativa e qualitativa, e tendo como base 6 princípios orientadores, defende-se uma visão para uma Educação de Excelência, materializada com medidas estratégicas para o Ensino Pré-Escolar, Ensino Básico e Secundário e Ensino Superior.

Liberdade, autonomia, acesso, inovação, qualidade e avaliação são princípios orientadores da visão e das medidas propostas. Acreditamos que são a chave para uma Educação de Excelência em Portugal, desde o Pré-Escolar à conclusão do Ensino Superior. Acreditamos que a adoção das medidas que apresentamos contribuirá fortemente para a Excelência almejada.

Este documento foi apresentado à Coordenadora do Grupo Parlamentar do PSD para as questões de Educação, a Deputada Nilza de Sena, em audiência na Assembleia da República. Fica a conhecer todas as propostas e o documento Estratégias para uma Educação de Excelência.

Geração JSD

A JSD Distrital de Lisboa lançou iniciativa “Geração JSD” nas escolas secundárias do Distrito de Lisboa, tendo em vista o contacto com estudantes, dando a conhecer a JSD nas escolas dos vários concelhos com o mote “Participa. Pensa por ti. Estamos Juntos“. 

Neste iniciativa da Distrital, o apelo à participação cívica e política, nomeadamente através do voto quando alcançarem a idade mínima legal para exercer esse direito, será a mensagem prioritária que queremos levar aos jovens estudantes.