Emprego

O Emprego é um dos pilares da vida de um jovem quando inicia a sua transição para a vida adulta. Queremos uma sociedade onde o emprego e o potencial empreendedor de um jovem são o passaporte para a realização pessoal e para uma carreira de sucesso. Para cumprir este objetivo, é necessário desenvolver em Portugal um mercado moderno, justo e competitivo, que potencia a atração de investimento e criação de emprego para os jovens. 

Mês do Emprego da JSD Distrital de Lisboa

O Mês do Emprego ocorreu entre 6 de Fevereiro e 14 de Março de 2017, no seguimento dos meses temáticos da Educação e Cidadania. No Mês do Emprego, reunimos com 10 organizações relevantes para a questão do Emprego: StartUp Lisboa, Fábrica de Startups, ANJE, Portugal Ventures, UGT – Comissão de Juventude, AICEP, CIP e ainda, 3 empresas, o Huawei, Cabify e Santander Totta. Com cada uma destas organizações, procurámos entender a visão de cada uma sobre a empregabilidade dos jovens, como melhorar a competitividade do país e construir um país com mais oportunidades. 

Este Mês do Emprego permitiu também usar as redes sociais para partilhar 20 Pensamentos de um Jovem, no qual todos os jovens se revêem, seja por experiência própria, seja em familiares, amigos e conhecidos. A conquista da independência por parte de um jovem esteve presente em todos os Pensamentos que partilhámos. Sendo um tema que nos preocupa e pelo qual lutamos, avançamos com uma medida corajosa que visa aumentar o acesso ao emprego por parte dos jovens, dando um claro incentivo às empresas para contratar, ao mesmo tempo que permite maior rendimento disponível para a emancipação: TSU 0 para jovens até aos 30 anos.

E porque a JSD Distrital de Lisboa acredita firmemente que cabe ao sector empresarial a criação de emprego, escrevemos uma carta aberta a todas as Associações Empresariais de Portugal para apelamos às nossas empresas que promovam mais estágios de verão para estudantesTodos temos a ganhar com a generalização deste tipo de programas, tão procurados hoje em dia por cada vez mais jovens.

A terminar o Mês do Emprego, realizámos um dos eventos que mais nos orgulha enquanto estrutura distrital da JSD. Recebemos o Presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, no Fórum Jovem da JSD Distrital de Lisboa, a 14 de Março de 2017. Os melhores momentos desse grande evento com mais de 150 jovens a debater diretamente com o líder do PSD podem ser vistos aqui ou neste resumo do Partido Social Democrata:

Para visualizar todas as iniciativas, eventos e tomadas de posição efetuadas pela JSD Distrital de Lisboa no Mês do Emprego, consulta as páginas 12 a 16 do III Relatório de Atividades.

Competitividade: Por um Portugal com Futuro

Como consequência do debate efetuado ao longo de vários meses das iniciativas do Mês do Emprego, a JSD Distrital de Lisboa apresentou, em Novembro de 2017, o documento Competitividade: Por um Portugal com Futuro, no qual se defendem medidas e propostas políticas que reforçem a competitividade e a empregabilidade em Portugal.

Através de uma análise detalhada, com consulta a estudos, análises e relatórios nacionais e internacionais sobre os principais catalisadores e bloqueadores da competitividade na Economia Portuguesa, defende-se um conjunto de 6 eixos estratégicos de ação, por um Portugal com Futuro.

Digitalização e inovação, custos de contexto, sistema de justiça, eficiência do Estado, reforço da poupança nacional e investimento, são os eixos estratégicos que a JSD Distrital de Lisboa elegeu como fundamentais para melhorar a Competitividade do país. São a chave para a conquista da confiança dos Portugueses, dos cidadãos e das empresas, do desenvolvimento económico que nos coloque acima da média Europeia. Acreditamos que a adoção destas medidas contribuirá fortemente para o aumento da Competitividade do país.

Fica a conhecer todas as propostas e o documento Competitividade: Por um Portugal com Futuro