Os jovens devem ter o direito de optar pelo local onde querem estudar, sem que o Estado lhes determine uma escola. No panorama atual da Educação urge a necessidade de ser concedida a todos os jovens a liberdade de opção, e não só para aqueles que podem pagar. As dificuldades monetárias não podem ser um impedimento para que os jovens prossigam os seus estudos, cabe ao Estado a função de conceder empréstimos aos alunos com necessidades. A incapacidade de pagar mensalidades e propinas não pode determinar as ambições dos nossos jovens. A igualdade no acesso à educação é fundamental para preparamos os futuros adultos do amanhã.

Um dos principais problemas que assola a organização das escolas na atualidade é a centralização da gestão escolar junto do Ministério da Educação. As escolas são parte integrante das comunidades locais, moldam e são moldadas pelo ambiente em que se inserem, como tal devem ser facilitados os meios de resposta às comunidades locais e eliminada alguma da burocracia que interliga as escolas ao Ministério.

Em termos de opções curriculares, as escolhas de acordo com as várias saídas profissionais são igualmente dignas, todos os jovens devem ter o direito escolher de acordo com as suas ambições e planos de vida, e não devem ser de maneira alguma discriminadas as alternativas ao plano curricular dito convencional, pois é importante frisar que todos os trabalhos e profissões são igualmente dignos. Os cursos de especialização técnica (CET) são uma ótima opção para auxiliar os jovens a ingressar no Ensino Superior Politécnico. Devemos ainda apostar nestas saídas curriculares, de modo a atenuar o número de alunos que ficam marginalizados do nosso sistema de ensino. Deve ser feita a distinção entre a obrigatoriedade de prosseguir os estudos até ao 12º ano e o privilégio que é poder fazê-lo.

Francisco Dias Martins

Coordenador do Ensino Básico e Secundário da JSD Distrital de Lisboa

Lisboa, 31 de Maio de 2017

Este artigo de opinião foi originalmente publicado no documento Estratégias para uma Educação de Excelência.