Muito me honra, poder escrever sobre os jovens autarcas do século XXI. Importa numa primeira análise, procurar caracterizar no geral o jovem político, autarca.

O jovem político: confiante, sonhador, irreverente e ambicioso. O jovem é uma força. Distribuí material de campanha, agita bandeiras, movimenta campanhas eleitorais. Mas vai muito além disso, pensa o país, o futuro das gerações, faz documentos temáticos com reflexões e soluções para os seus problemas e de toda a sociedade. Faz política social, educa-se a si próprio, inventa formas alternativas de ocupação de tempo, é antinuclear, pacifista e verde. Luta pela sua parcela de poder pela vontade que tem de fazer a diferença e não por estar focado em si próprio, aprende os matizes da luta eleitoral e está sempre disponível para reforçar a verdade, vocifera na defesa do seu quinhão. Lugar – tenente, imediato, assessor, orador, congrega forças à volta do líder. Imaginativo e inexperiente, formado. O jovem político é um espanto.

O político autarca: tecnocrata, negociador, gestor, trabalhador, acolhe os munícipes. Tem projetos, dá despachos, assina contratos, procura financiamentos, preside às inaugurações. Embrenhado na política autárquica, faz investimentos que considera ser os melhores para a sua terra. Recebe as forças vivas, fala com o padre, combina coisas com a Polícia, reúne com os vereadores, visita as instituições locais. O caminho do autarca nasce na Freguesia, passa pela assembleia Municipal, preside ao Município, aconselha o partido.

No Distrito onde tenho a honra de ser coordenador autárquico, a atual comissão política, liderada por Alexandre Poço muito tem apostado nos autarcas e incentivado a formação contínua.

Atualmente, a JSD Distrital de Lisboa conta com cerca de 40 autarcas em todos os órgãos autárquicos: Assembleias de Freguesia, Executivos de Juntas, Assembleias Municipais e Executivos Municipais. Atualmente a JSD Distrital de Lisboa conta com um exército de jovens a lutar pelo presente e o futuro da nossa geração e das gerações vindouras.

Para que este exército, da geração mais qualificada de sempre, esteja preparada pela luta pela emancipação do jovem, a JSD Distrital de Lisboa tem disponibilizado para os jovens eleitos, uma rede de partilha de informação e de formação para os autarcas eleitos da JSD do Distrito de Lisboa – a Rede POLIS XXI.

Vários têm sido os momentos de formação e troca de conhecimentos. O objetivo? A valorização do trabalho dos jovens autarcas.

Já contámos com a partilha de conhecimento e experiências do João Pedro Costa, Vereador na Câmara Municipal de Lisboa, bem como com uma sessão sobre o tema da descentralização administrativa que contou com o Vice- Presidente da JSD Distrital de Lisboa, David Pereira de Castro.

Mas fomos mais além, com a 2ª edição do fórum autarca, que se realizou-se na Ericeira, de 31 de Maio a 2 Junho 2019, que contou com a presença de personalidades como o Secretário-Geral do PSD – José Silvano, Vereador da Câmara Municipal de Sintra – Marco Almeida, Porta-voz do PSD na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira – Rui Rei, Presidente do PSD Distrital de Lisboa – Pedro Pinto e o Presidente dos Autarcas Social Democratas – Hélder Silva. 

Todos estes momentos de formação e convívios têm sido impulsionadores e enaltecedores daquilo que deve ser um jovem autarca. Força motriz de mudança e esperança! Reconhecendo sempre a importância do trabalho em equipa.

Promovemos e acreditamos no trabalho em rede, através da partilha de ideias e conhecimentos, apoiando e incentivando a construção e partilha de ideias que ajudem no desenvolvimento das nossas comunidades. 

Agradeço o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos os membros do Gabinete Autárquico da JSD Distrital de Lisboa, são eles e elas, a Raquel Baptista Leite, Andreia Bernardo, David Castro, Fábio Pinto, Francisco Duarte, Miguel Bugalho, Miguel Henriques, Tânia Dias, Tiago Cardoso, Vasco Touguinha, Madalena Lage. Certamente iremos continuar a fazer mais e melhor pelos eleitos locais! Contem connosco.

Marcelo Santos
Coordenador do Gabinete Autárquico da JSD Distrital de Lisboa