Mensagem do Presidente da JSD Distrital de Lisboa, Alexandre Poço, no último Relatório de Atividades do mandato 2018-2020:

Caras Companheiras e Caros Companheiros,

Termina hoje um ciclo na Distrital de Lisboa da JSD. Termina hoje um ciclo de 4 anos de trabalho e dedicação, de inovação e ousadia, de sonho e luta pela conquista da independência das novas gerações. 

Ao longo dos últimos 4 anos, a JSD Distrital de Lisboa galvanizou um Distrito, trabalhou com as 10 concelhias, pensou o futuro da nossa Área Metropolitana e do nosso País. 

Neste mandato que agora termina, de 2018 a 2020, cumprimos com o que prometemos ao Distrito no último Congresso Distrital: priorizar a Habitação e a Mobilidade. Tal como foi apanágio desta Distrital em todas as propostas e documentos globais, fizemos um trabalho coerente e consistente nestas áreas, discutimos interna e externamente os temas, ouvimos especialistas, reunimos com a sociedade civil, com organizações e empresas, e no fim, apresentámos as nossas prioridades numa visão metropolitana sobre Habitação e Mobilidade. 

Propostas novas, arrojadas e corajosas sobre duas áreas que são fundamentais para a conquista da independência da nossa geração, que são fundamentais para a qualidade de vida da juventude do Distrito de Lisboa. As ideias e propostas estão aí, a fazer o seu caminho, a chegar aos lugares de decisão, a influenciar e a contribuir para o posicionamento do PSD nestas duas importantes áreas. 

Mas este foco na Habitação e na Mobilidade, não impediu a apresentação de trabalho e ações relevantes em outras áreas, como uma reflexão e proposta global de uma das reformas mais inevitáveis da nossa sociedade, a da Segurança Social; a criação de um manual autárquico para servir os nossos autarcas da JSD em todo o distrito, o Guia Pólis XXI; uma proposta de regulamentação do Estatuto de Cuidador Informal; uma agenda da Cidadania para uma Melhor Sociedade; um combate forte e irreverente pelo alojamento estudantil no Distrito de Lisboa; a criação de uma rede de autarcas da JSD do Distrito de Lisboa, a Rede PÓLIS XXI.

Mas também, as campanhas #EuParticipo ou “Em Lisboa todos são bem-vindos menos os estudantes” que esteve quase um ano no Marquês de Pombal; o projeto Humaniza-Te que intensificou o nosso contacto com organizações e associações da Sociedade Civil; o 2º Fórum Autarca, a 3ª edição do Concurso Robert Schuman; a renovação da parceria BORA com a realizada de ações noturnas junto das pessoas em situação de sem-abrigo; a Geração JSD nas escolas básicas e secundárias do Distrito de Lisboa; a defesa do ensino de Suporte Básico de Vida nas Escolas; formação sobre a Europa; formação autárquica para os autarcas da JSD ou a reivindicação de uma verdadeira Mobilidade Metropolitana com o lançamento da 1ª Pedra do Metro em Loures. 

São várias as iniciativas e todas realizadas com grande qualidade, empenho e dedicação dos membros da Comissão Política Distrital de Lisboa, das Coordenações e membros dos Gabinetes, das Concelhias do Distrito, a quem agradeço profundamente todo o trabalho e entrega à JSD Distrital de Lisboa, mas acima de tudo, às novas gerações e ao nosso combate por um futuro com mais oportunidades, qualidade de vida e felicidade. 

A JSD Distrital de Lisboa realizou um excelente mandato em todos os planos. Continuámos a ser fonte de inovação e criatividade dentro e fora da JSD: na forma de comunicar as nossas propostas, com uma abordagem impactante às redes sociais e uma organização temática que se generalizou por toda a JSD, no contacto com a sociedade, com escolas e faculdades, com organizações juvenis, estudantis, sociais, com o setor empresarial e com os nossos autarcas.

A JSD Distrital de Lisboa passou a ser inevitável, uma referência de trabalho em toda a JSD e no PSD.  Uma Distrital de Lisboa em que todos contaram, em que todos puderam dar o seu contributo. 

Uma Distrital de Lisboa que se afirmou pela qualidade dos seus quadros, pela entrega de todos a um objetivo comum, pela projeção dos nossos militantes para o panorama nacional. 

Uma Distrital de Lisboa que esteve ao lado do PSD em todos os desafios, em todos os momentos. Dissemos presente nas Autárquicas de 2017, nas Europeias e nas Legislativas de 2019. A nossa presença nestes momentos eleitorais com uma forte dedicação nas campanhas do PSD foi fundamental e galvanizadora. Mantivemos a representatividade da Distrital de Lisboa da JSD na Assembleia da República, com um Deputado da Nação eleito indicado pela JSD do nosso Distrito. 

Uma Distrital de Lisboa unida, mobilizada, forte e com um único propósito: lutar pelo futuro das novas gerações. 

Elevámos a JSD Distrital de Lisboa para outro patamar. Ao fim de 34 anos, o Distrito de Lisboa teve a honra e a responsabilidade de ter um militante seu a liderar a Comissão Política Nacional da Juventude Social Democrata. Agradeço profundamente todo o apoio em todos os momentos e etapas desse percurso que culminou numa grande vitória no passado dia 26 de Julho de 2020. Sem o apoio, o carinho, a amizade e o forte empenho do Distrito de Lisboa não teria sido possível tal conquista. Estarei eternamente grato à JSD Distrital de Lisboa. 

Em 2016, prometi-vos uma Lisboa Forte. Passaram 4 anos. Hoje, podemos dizer: Missão Cumprida. 

Muito muito obrigado a todos!

Estamos Juntos. 

Alexandre Poço

Presidente da Comissão Política Distrital de Lisboa da JSD

Consulta o último Relatório de Atividades do mandato 2018-2020 aqui.